//
Você está lendo...
Design e Sociologia

Boas vindas, motivações e uma rolha voando.

Olá pessoas, tudo bem?

Primeiramente, eu gostaria de dizer que este é o meu primeiro blog. É difícil até mesmo acertar o fundo da página (no meu caso, óbvio)! Mas eu peço um pouco de paciência para os meus futuros leitores, por que com certeza este blog irá melhorar muito ainda. Digo isso tanto em termos visuais como em conteúdo.

As motivações deste blog partem de três frustrações já aos meus 23 anos de idade. A motivação que compartilharei aqui é o fato de eu estar de saída da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, também carinhosamente chamada de PUC, onde curso Desenho Industrial – Projeto de Produto. Sair da Universidade me abriu a mente para refletir que eu passei 3 anos naquele lugar fazendo nada. Quando digo isso quero dizer que não contribui para o ensino na Universidade, nunca suguei o conhecimento dos meus professores – nem mesmo os convidei para tomar um chopp (!); nunca pensei em agir em escala macroscópica – pensei apenas na construção do meu conhecimento e não na dos outros; e agora me bate este arrependimento.

A segunda motivação foi também motivada pela Universidade. Porém, este blog também vem a ser motivo de crítica para a PUCPR, porquê não temos no currículo de Desenho Industrial nenhuma matéria que trate especificamente de Antropologia. Ora, se vamos fazer produtos e imagens, produzir coisas, como poderemos fazê-lo se não compreendemos como se dá a materialização de símbolos, experiências, culturas, catalizadas por um indivíduo e depois transformada em produto – aqui entendido como tudo o que o ser humano produz ? Portanto, estou seguindo as ordens de meus professores e buscando conhecimento além da Universidade depois de 5 anos escutando isso. Antes tarde do que nunca.

Ainda outra motivação seria também crítica. Alguns de meus professores estão desanimados com os rumos que a Universidade está tomando, e hoje partilho das mesmas angústias. O curso de Desenho Industrial na PUCPR (digo isto por estudar lá) não estimula a pesquisa científica entre seus alunos, por isto torna-se cada vez mais difícil o pensar design. Creio que isto se reflita na propagação do “mais do mesmo”, peças de design gráfico que nada mais são do que a utilização de caminhos que não se adequam à realidade contemporânea (embora tenha-se que reconhecer que o gráfico acompanha muito melhor o “ritmo do mundo”), e produtos que não conversam com o local onde foram feitos, para quem foram feitos e que repetem as mesmas fórmulas importadas e ultrapassadas.

A materialização destas questões pessoais, e muitas outras que se seguirão com o correr do tempo, é este blog. Uma outra razão para escrever neste blog será o compartilhamento dos resumos ou insights que se darão durante a fase final da elaboração do meu TCC, que tem como tema “A identidade paranaense na produção de móveis”. Neste TCC busco analisar a produção de móveis no Paraná à luz da História, Economia e principalmente da Antropologia. Quem ler, poderá até pensar : “Meu Deus, que pretensão!”. Realmente, é uma pretensão. Ainda mais quando eu lembro que meus conhecimentos em Antropologia são básicas, e em Economia pífias. Mas me propus este desafio para aprender. E estou aprendendo demais. E quero dividir este conhecimento e, se possível, este interesse pelo Design a partir de outras áreas de conhecimento.

Me proponho também a (além de escrever meus “descobrimentos”) pesquisar artigos e matérias relacionados ao Design visto pela perspectiva das Ciências Humanas. Espero que vocês gostem – e também que não gostem, pois isto gera desenvolvimento – do blog e comentem para gerar discussão, porquê este é o motor do desenvolvimento do ser humano.

Obrigado por lerem o post inicial! (barulho de garrafa de champagne estourando)

ah! Meu nome é Carlos Eduardo – mas vocês terão muito mais proximidade se me chamarem de Cadu – Silva. Sou estudante do oitavo período de Desenho Industrial da PUCPR e quem quiser entrar em contato comigo : designeohomem@gmail.com . =)

Sobre Cadu Silva

Formando em Desenho Industrial - Projeto de Produto, é interessadíssimo em Antropologia Cultural, Estudos sobre Cultura, Identidade Cultural, Filosofia e História. Para dar vazão aos seus estudos sem rumo, ele escreve aqui.

Discussão

5 comentários sobre “Boas vindas, motivações e uma rolha voando.

  1. Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in, and view the posts’ comments, there you will have the option to edit or delete them.

    Publicado por Mr WordPress | 09/10/2011, 6.15
  2. Adorei a iniciativa Cadu! Parabéns! Também me interesso pelas questões colocadas, mas em meu caso busco isso relacionado a game design. Acredito já ter conversado contigo a respeito. Mas força nessa jornada e não desista e se precisar de ajuda com codificação é só gritar! abraço.

    Publicado por Oliver M Batista | 09/10/2011, 14.09
  3. demais Cadu! Certeza que serei leitor assíduo seu!
    Realmente, também compartilho da mesma opinião de que poderia ter aproveitado mais a Universidade. Tenho a impressão que esta impressão só vem no último ano quando agente percebe que tá saindo e… “putz, agora queira ou não queira, não dá mais…”
    Enfim, temos matéria de Cultura e sociedade que já é pouca, ainda assim é meio chocha…
    Grande abraço, e boa sorte!

    Publicado por Rafael Saúgo | 09/10/2011, 19.46
  4. Grande Cadu! Iniciativa perfeita e um desafio invejável. Parabéns! Este post inicial me fez refletir sobre tudo o que falou. Como estou iniciando a minha jornada acadêmica, tenho certeza de que estes questionamentos me farão ver tudo a minha volta com outros olhos, e talvez não compartilhar totalmente com sua primeira angústia. As demais, não dependem diretamente da minha ação, mas sim da ação de todo o grupo que se envolve, e com certeza, este blog já faz parte de um primeiro manifesto para a mudança dos “atuais padrões” adotados por nossos “guias acadêmicos e profissionais”. Sabe da imensa admiração que tenho pelo Cadu “pessoa” e pelo Cadu “profissional”. Meu brother, sabe que para o que precisar, estou a sua disposição. As vezes meio longe, as meio sem tempo, mas enfim, farei o possível caso necessite de ajuda, ou simplesmente beber um chopp e trocar ideias. Sucesso, e mais uma vez, parabéns!

    Publicado por Pablo | 09/10/2011, 23.45
  5. Pessoalmente acho que esse problema se manifesta em qualquer universidade e qualquer curso. Com algumas exceções talvez? Não sei dizer. Fato é que do meu humilde ponto de vista, as universidades se alinharam com os desejos do povo que, por sua vez, alinharam-se com os desejos do mundo e toda a nova cultura mundial.
    Por outro lado eu não consigo definir com certeza se esse desejo/reclamação/crítica( que compartilho com você, aliás) já foi a realidade de uma universidade desse país em algum momento.Acredito que essa realidade faz com que em qualquer profissão seja necessário o esforço maior da nossa parte, estudantes, para gerar alguma diferença. Sendo uma diferença social ou não, no seu caso seria a diferença inteligente e realmente útil do design que facilita e explora a critividade humana pra criar soluções para a nossa vida.Que a faculdade não explora?

    Tenho muito respeito por você cadu e acho que você tem muita capacidade. A vida inteira ainda está na nossa frente. Tem mesmo é que colocar as suas idéias para que todos vejam. Sendo assim, considere-se como tendo mais um apoiador.Parabéns.

    Publicado por Mateus | 14/10/2011, 21.25

Deixe um comentário

